segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DIA 31 DE OUTUBRO



No dia 31 de outubro, algumas escolas brasileiras celebram o Halloween, o Dia das Bruxas. As crianças, principalmente do ensino infantil, vestem fantasias de bruxas, vampiros, fantasmas e outros monstros para comemorar...
Comemorar exatamente o quê?

A festa, que é popular nos Estados Unidos, chegou às crianças brasileiras por meio de programas televisivos. Os fãs dos Padrinhos Mágicos, LazyTown, Ben 10 e Barney cultivam a brincadeira do doces ou travessuras? nas salas de aulas, muitas vezes sem critérios. Fica a pergunta: em que situação o Halloween pode ser utilizado dentro da escola? Até que ponto é interessante para as crianças participarem de uma manifestação cultural estrangeira?
Não adianta celebrar uma data na escola que não represente nada para a realidade do estudante. É preciso explicar como a festa surgiu e contextualizá-la para que os alunos criem uma identificação. Só assim a comemoração fará sentido.
As crianças descobrem que a origem do Halloween remete às crenças celtas. Para quem não sabe, este povo da Irlanda acreditava que, no último do verão no hemisfério norte, os espíritos saíam do cemitério para tomar conta dos corpos dos vivos. Aterrorizante, a comemoração pagã, foi condenada na Europa, passando a ser conhecida como Dia das Bruxas. Graças à imigração dos irlandeses para a América, o Halloween se tornou uma data especial nos Estados Unidos.
Halloween ou Dia do Saci
 Vale também apontar às crianças as diferenças culturais entre os vários países e até, quem sabe, discutir o choque cultural.
O Dia do Saci,  dia 31 de outubro. A iniciativa foi uma forma de valorizar a cultura brasileira e tentar coibir a americanização - já que, no imaginário do Brasil, o Saci é um símbolo.
É interessante estudar inicialmente a própria cultura, para depois conhecer as demais. Realizar um projeto sobre o folclore brasileiro aproxima as crianças da cultura brasileira e ajuda a introduzir a questão da americanização. Podemos trabalhar com interdisciplinaridade, o mês de agosto é dedicado ao folclore. Com a ajuda de livros sobre lendas colocamos os alunos frente a frente com uma coisa extremamente brasileira e assim os preparamos para conhecer novas culturas.
Para explorar esse tema, que naturalmente faz parte do imaginário das crianças, nada melhor do que usar a filmografia, que é bastante vasta. O exemplo mais recente é o filme “Lua Nova” e “Crepúsculo”, que tem como tema central os personagens que representam vampiros e lobisomens.
Outros exemplos ainda relativamente recentes são os filmes “Harry Potter”, com uma série de histórias e “Senhor dos Anéis”. Em ambos aparecem dragões, gnomos e bruxas, sempre em uma composição que chama realmente a atenção da garotada.
 E no Brasil, quais são os personagens lendários mais característicos?Um exemplo é Cuca
O Sítio do Picapau Amarelo foi escrito por Monteiro Lobato. A TV Globo transformou as histórias em seriado na TV. No sítio, Dona Benta e Tia Anastácia cuidam das crianças. Não existe limite para a imaginação e até uma boneca muito teimosa, a Emília, fala e anda pela casa toda.
Cuca entra nessa história como uma bruxa má. Ela é uma bruxa que mora numa gruta do Capoeirão dos Tucanos. Em seu gigantesco caldeirão prepara muitas poções e transforma sempre a menina Narizinho em pedra.

Que sujeira!

Casa de bruxa tem rato,
sapo, morcego e coruja.
Pra que é que serve a vassoura,
se a casa dela é tão suja?


Pedro Bandeira

Como existem livros e filmes em todos os casos, o professor pode escolher como apresentar a história aos alunos para depois fazer um debate, tentando pontuar o contexto em que as personagens aparecem e relacionar com as características relatadas no texto introdutório de nosso site. Vale a pena também discutir e provocar o senso crítico dos alunos a respeito dos mitos e lendas criados a cerca destes personagens e como isso mexe com o imaginário de cada um.

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